↧
Descarga no Corvo
↧
Estaleiro da Madalena
A propósito da noticia que saiu esta sexta-feira no jornal "Ilha Maior" sobre o interesse da empresa Micaelense "Fusoilha" na exploração dos estaleiros da Madalena vamos transcrever a opinião do nosso leitor Jorge Laranjo divulgada no seu "facebook"
"Interessados nos estaleiros da Madalena, pelo visto, há muitos.
Conseguem saber quem e porquê não estará interessado em resolver esta situação?
Eu só vejo um motivo e, já que é um assunto de extrema importância para a economia do Pico, que se arrasta vergonhosamente há anos, reservamo-nos ao direito de especular.
A direção da Portos dos Açores é, infelizmente, mais um serviço Público com sede na Horta e, como estamos cansados de concluir, tudo o que diz respeito ao Pico tem só uma solução, que é não fazer absolutamente nada.
Conseguem ver outra justificação?
Eu não!
E já agora, não haverá mais lixo, a incomodar na Horta, para depositarem no estaleiro da Madalena? Infelizmente temos razões para acreditar que será mais fácil construirem um novo estaleiro na Horta do que tornarem operacional o da Madalena.
É uma triste realidade que se perpetua mas só até ao dia em que os Picarotos digam basta.
Cuidado com esse dia."
Jorge Laranjo
↧
↧
Progresso e Futuro - Vila do Porto
↧
Portos de Povoação e Ribeira Quente - Ilha de S. Miguel
↧
Terminal Marítimo João Quaresma
↧
↧
Deputados Municipais querem Horários dos barcos da Transmaçor ajustados às necessidades
Picoenses prejudicados com actuais horários
Os deputados municipais da Madalena aprovaram ontem, por unanimidade, um pedido de esclarecimento à Transmaçor para saber que critério esteve na base da fixação dos novos horários que entram hoje em vigor no triângulo.
Para os deputados esta proposta não serve os picoenses uma vez que prejudica quem vai visitar os familiares que estão internados no Hospital da Horta que são obrigados a esperar 2h30m pela hora da visita e têm que suportar uma despesa adicional com o almoço.
Assim e tendo em conta que o horário das visitas é das 14:30h às 19:30h e tendo em conta a chegada dos voos da TAP, a Assembleia Municipal propôs que os horários das ligações entre o porto da Madalena e o da Horta fossem os seguintes - 8:15h, 11:15h, 13:45h e 18 h.
A Assembleia Municipal aprovou ainda por unanimidade, um pedido de esclarecimentos à secretaria regional da Saúde sobre a deslocação de pessoas falecidas do Faial para o Pico. Segundo o presidente de junta de freguesia da Madalena anteriormente uma pessoa falecida no Faial podia ser transportada minutos depois para o Pico. Agora e com a mesma lei em vigor os picoenses têm que ficar 24 horas no Faial, medida que trás graves transtorno para os picoenses.
Fonte: Rádio Pico
↧
Boudica no porto da Horta
Esteve atracado desde ontem (30/10/2014) no porto da Horta o navio norueguês de cruzeiro Boudica com 821 passageiros e 369 tripulantes. O Miguel Noia fez reportagem nocturna...
O "Boudica" propriedade da Fred Olsen & Co., foi construido em 1973, tem 207 metros de comprimento, 26 metros de boca e 7,5 metros de calado
↧
PIT - Plano integrado de Transportes?
A TAP chegou hoje ao aeroporto do Faial pelas 10:25. Como sempre vinham a bordo deste voo muitos passageiros para o Pico. Aguadaram as malas e... toca a acelerar para o cais da Horta. A lancha para a ilha vizinha partira há pouco (10:45). O tal "PIT" exigia aos passageiros em "trânsito" que almoçassem algures na capital do ex-distrito e aguardassem a ligação seguinte às 14:15 com chegada ao apeadeiro da Madalena pelas 14:45.
Alguns impacientes, ingratos e sem o mínimo de sensibilidade com o PIT, meteram-se ao mar no semí-rígido "Risso" propriedade duma empresa privada, tentando assim evitar as quase 4 horas de espera e a despesa do almoço. Ao todo foram 8 os desordeiros que desembolsaram a quantia de 15,00 euros para esta aventura desafiando os "benefícios" do "PIT". Para trás ficaram, entre outros passageiros, toda a equipa do Candelária que, de forma ordeira, tiveram respeito pelos horários da Transmaçor e sobretudo pelo "PIT"
Chegada ao porto da Madalena de 8 passageiros do voo TAP das 10:25 (05/10/14) do Aeroporto do Faial
PIT = Plano Integrado de Transportes
↧
Memórias - Calheta
↧
↧
Bonito!
↧
Terminal Marítimo João Quaresma (2)
Terminal Marítimo João Quaresma a inaugurar durante a visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico entre as datas de 21 e 23 de Outubro. A azáfama nas limpezas e pequenos acabamentos é grande e a hostilidade por parte de alguns trabalhadores a quem se aproxima com uma "máquina" ou um simples telemóvel é enorme.
Fotos em 07/10/2014
↧
III Rally Ilha do Pico - Além Mar 2014
Chegaram esta tarde ao Pico na ligação diária do navio "Cecília A" 18 viaturas (carros de competição e carros de apoio) para o Rally Ilha do Pico/Além Mar 2014, prova regional de automobilismo organizada pelo Pico Automóvel Clube. Na hora do desembarque alguns pilotos, técnicos e dirigentes do PAC aguardavam as viaturas...
Clique em ler mais para ver todas as fotos
Fotos em 08-10-2014
↧
Cinzento e Negro
O grande realizador Luís Filipe Rocha está no Pico e a ilha montanha servirá de cenário ao seu novo filme "Cinzento e Negro"
Em 1996 o realizador Luís Filipe Rocha filmou a longa-metragem “Adeus Pai” na ilha Terceira. O filme fez grande sucesso, projetando o nome do realizador e também os Açores no mundo. Agora, o cineasta volta a escolher este arquipélago para rodagem do seu próximo filme.
“Cinzento e Negro”, produzido pela Fado Filmes, conta a história de Maria, uma mulher traída pelo companheiro, David, quando este lhe rouba um saco de dinheiro e foge, refugiando-se na ilha do Pico. Furiosa e determinada a vingar-se, ela propõe a um inspector da Polícia Judiciária, Lucas, perseguir e encontrar o companheiro. Entretanto, David, numa visita à ilha do Faial, apaixona-se por uma faialense, Marina, empregada do mítico bar Peter Café Sport. Maria e Lucas procuram David nos Açores, cruzam-se com Mariana no Faial e os três vão descobrir David na sua casa da montanha, no cimo do Pico. Num confronto final, como numa tragédia grega, Maria e David ajustam as contas que o destino lhes traçou.
Para o efeito a "Fado Filmes" trouxe para o Pico na passada quinta feira cerca de 12 viaturas e diverso equipamento de filmagem que foram desembarcados no porto da Madalena pelo "Cecília A".
Algumas imagens do desembarque...
↧
↧
Recuperação da Espalamaca
Fonte RTP-Açores
↧
Atalhar enquanto é tempo - In Diário Insular
↧
Inauguração do Terminal Marítimo João Quaresma
↧
Transmaçor muda Horário
Os horários da Transmaçor sofrem a partir deste Sábado alteração numa das viagens intermédias da linha azul. A alteração fica a dever-se à preocupação manifestada pelas autarquias do Pico a propósito da viagem das 14:15 com saída da Madalena às 15:00 e cujo horário estava causar inúmeros transtornos às populações desta ilha.
Depois de uma reunião com a Associação de Municípios da Ilha do Pico, a Transmaçor decidiu ajustar o horário e assim, a viagem que saí actualmente da Horta às 14:15 passa novamente para as 13:15 com saída da Madalena às 14:00.
↧
↧
Imagens Antigas da Espalamaca
As imagens da "Espalamaca" são do inicio dos anos 70. As imagens finais são em 15/07/1987
Pesquisa de João Medeiros
↧
Nova gare já mete água!
Noticia Rádio Pico
Durante esta madrugada a água do mar entrou no novo terminal de passageiros do Porto da Madalena. Segundo consta, não só a forte rebentação das ondas galgou a zona da rampa de chegada e saída de passageiros e viaturas, como chegou mesmo a entrar no interior da gare.
O grupo central encontra-se em alerta amarelo desde as 9 da manhã desta terça-feira, devido à agitação marítima de 6 a 7 metros.
A preocupação instala-se e há quem diga “o mau tempo ainda não chegou! o que acontecerá na força do Inverno em que as ondas são maiores…”.
A inauguração do Terminal Marítimo João Quaresma está prevista para a próxima semana durante a visita estatutária do governo à ilha do Pico.
↧
Pavilhão do estaleiro
O vento forte que se fez sentir a noite passada voltou a fazer estragos na estrutura já bastante danificada do tecto do pavilhão do estaleiro do porto da Madalena.
O risco de colapso da cobertura obrigou a algumas intervenções durante a noite por parte da "Portos dos Açores", bombeiros da Madalena e a prevenção de responsáveis da protecção civil e autoridades marítimas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares em entrevista à Radio Pico, aquela estrutura já devia ter sido retirada pois de momento põe em causa a segurança de pessoas e bens.
↧